sábado, 1 de outubro de 2011

Atividade 1.7: Trabalho por projetos


Projeto: “Brincando com o Corpo”
Autoras: Mirian Santana da Silva e Patrícia G. D. Mendes Pinho
Aplicação: Creche Municipal Amélia Meirelles Botta
Faixa Etária: 3 anos
Duração: 1 Mês

     SÍNTESE

O projeto surgiu da ideia de reunir o reconhecimento da própria imagem às possibilidades de desenvolvimento motor e ainda à interação com os colegas.
As professoras verificaram previamente que as crianças, nesta faixa etária, normalmente não têm consciência do seu poder em movimentar-se e não se apropriam desses movimentos.
OBJETIVO
O objetivo maior era conceder aos alunos estímulos para promover o auto-conhecimento de seu corpo, a possibilidade de se movimentar enquanto se expressa, de se desenvolver em termos  motores e interagir  com o grupo de seus colegas de turma.
DESENVOLVIMENTO
Através de uma roda de conversas e com auxílio de fantoches, foi explorado o conhecimento prévio das crianças sobre o próprio corpo e suas partes. Com o auxílio de um espelho seus corpos foram explorados com o toque de suas mãos.
    Posteriormente,  um menino e uma menina deitaram-se sobre dois pedaços de papel- pardo, onde foi traçado o contorno de seus corpos. Com material de sucata, seus desenhos puderam ser convertidos em bonecos e  ganharam vida com a sobreposição de olhos, boca, nariz, orelhas, sobrancelhas, cílios e adereços comuns a meninos e meninas. A atividade foi realizada ao som de músicas com esta temática: "Eu conheço um jacaré", "Cabeça, ombro, perna e pé"; "Fui à feira"; "Se você está contente"; "Polegares", que serviram como recurso para os movimentos coordenados e  faziam alusão às partes do corpo.
      Foi realizado também um treino fonoaudiológico, de modo  que as crianças aprendessem e falassem corretamente palavras que surgem no dia-a-dia. Sob forma de brincadeira, foram trabalhados os sons que a boca faz: moto (bru...bru...); moto com defeito (tec...tec...); cavalo andando (klop...klop...); ao ritmo de música, cantando murmurando (hum...hum...hum...); fazendo(lá...lá...lá...); som de telefone (trrim...trrim...) e outros.

    Para identificar expressões faciais, durante uma roda de conversa sobre o que o rosto pode fazer foram feitas caras e caretas para demonstrar tristeza, alegria ou dor.
    Na seqüência, as professoras trabalharam a ocupação do espaço pelos corpos, fizeram comparações entre eles (maior/menor, alto/baixo) e diante de comandos de voz, as crianças foram tocando o corpo e realizando uma seqüência de movimentos. Deitadas em um gramado ao ar livre, puderam observar o movimento das nuvens e insetos. Para servir como mais um elemento de avaliação, as crianças fizeram desenhos de seus corpos em folhas brancas. Desenhos estes que foram comparados com outros, realizados ao início do projeto. 
 

AVALIAÇÃO
A avaliação de cada atividade foi feita através da observação da criança na realização das atividades propostas levando-se em conta seu interesse por cada uma delas, diante dos desafios. A avaliação geral foi muito positiva, pois nesta idade as crianças têm grande vontade de brincar e durante a realização das atividades começam a sentir que certos desafios podem ser vencidos.
ANÁLISE DO PROJETO E DA APLICAÇÃO
Considerei o projeto e sua aplicação muito pertinentes, uma vez que o tema: “Corpo Humano” foi trabalhado de forma lúdica e permeado de brincadeiras, exigência da referida faixa etária. Ressalto dois pontos notáveis: o uso de material reciclado na confecção dos bonecos e o treino fonoaudiológico.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Site: portaldosprofessores.ufscar.br/vitrineescola.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário