Haverá, com certeza, várias mudanças em nossa atuação. As exigências são outras. Hoje o aluno está mais informado e leva para a sala de aula novos questionamentos. A geração que está na escola atualmente, é a geração "Y" que já nasceu com o poder tecnológico nas mãos. Quando motivados, aprendem mais rápido, por outro lado, tem maior dificuldade de concentração. Possuem grande criatividade, mas também são imediatistas. Não tem paciência para esperar resultados. É justamente este contexto que obriga o professor a acompanhar esta evolução. Adotamos novas estratégias: maior planejamento, aulas elaboradas com o uso das Tic's: slides, jogos, filmes, vídeos, webquest, e outros. Sabemos também que outros aspectos tais como: produções sem reflexão, falta de seleção crítica dos conteúdos, perigos ocultos no uso da internet e alienação incutida através de veículos midiáticos vão exigir maior atenção, esforço e preparo do professor para que possa conceder a orientação e o encaminhamento necessários.
Pensando o aprendizado do aluno: eles aprendem também de forma diferente. Estão hiper-ligados. Fazem várias tarefas ao mesmo tempo. Acredito que é através da motivação que poderemos conseguir bons resultados no processo de aprendizagem, e o uso das TIC's é muito favorável neste sentido, pois possibilita o exercício da criatividade. Uma vez, interessado e envolvido na melhoria de sua prática, o professor será capaz de criar novas estratégias, senão baseadas, facilitadas pelas novas tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário